segunda-feira, 13 de julho de 2015

Características das Crianças do Maternal



Fisicamente: É muito ativo
A maior parte de seu aprendizado se realiza através das atividades físicas como correr, brincar, jogar, olhar, fazer.
Mentalmente: É um descobridor
Concentra-se em uma só ideia de cada vez e focaliza uma só imagem por vez. Necessitam de um ensino simplificado e repetido muitas vezes, até que aprendam bem o que foi ensinado.
Socialmente: É tímido
Não sabe jogar com outras pessoas. Prefere jogar só, mas acompanhado de um adulto. É muito afetivo e gosta daqueles que lhe demonstram amor. Podemos aproveitar essas características e ensinar a criança a cooperar e a repartir com outros.
Volitivamente: É amoldável
Uma de suas palavras favoritas é NÃO. Portanto devemos cuidar para não provocar a rebeldia desnecessária, mas criar oportunidade para que a criança possa escolher e tomar decisões para desenvolvimento da sua vontade.
Emocionalmente: É muito sensível
Absorve as emoções daqueles com quem convive. Aprende os temores e as emoções dos outros. Sente-se seguro somente com o que lhe é familiar e conhecido. Adapta-se bem com tudo o que estiver organizado e repetido. Isto lhe dá segurança.

Leis que governam a aprendizagem das crianças de 1 e 2 anos

Há 5 leis que o adulto deve respeitar, se almeja ganhar os pequeninos pra Cristo:
1. Lei da Energia;
2. Lei da Sensibilidade;
3. Lei da Simplicidade;
4. Lei da Aceitação;
5. Lei da Busca de Deus.

1. Lei da Energia
Ela diz que a criança não consegue ficar quieta. Está crescendo fisicamente com rapidez e o crescimento envolve movimento. Devemos canalizar e controlar, mas nunca suprimir este movimento. Portanto devemos incluir para o ensino várias atividades de movimento. Ex: parar, sentar, marchar, imitar vozes de animais, tocar nas plantas e outros objetos, bater palmas, rabiscar com lápis cera, cheirar flores andar livremente etc.
Esta lei especifica que as crianças cansam rapidamente. Portanto devemos observar momentos de descanso e troca de atividade.
A lei diz que a criança está sempre procurando novas experiências. Por isso explora tudo, mexe em tudo, coloca tudo na boca. Isto acaba sendo uma das maneiras mais fortes de aprendizagem. Devemos incluir no ensino objetos que possam ser vistos, ouvidos e tocados por eles.

2. Lei da Sensibilidade
A criança absorve o clima emotivo que a rodeia. Se você ficar nervosa, a criança percebe e se sente mal. Se está feliz ela vai reagir ao seu contentamento. Por isso, quando for ensinar crie um clima de paz, de entusiasmo e de alegria, para que as crianças sintam através de você que Deus é Grande, Glorioso e Maravilhoso. Você transmitirá isso não tanto pelo que diz, mas através do que está sentindo quando ensina.
Esta lei diz que os pequeninos são inseguros. Sua falta de experiência, seu tamanho, sua dependência, tudo contribui para a insegurança.  Portanto necessitam de elogios quando fazem algo com êxito. Calma e ordem produzem sentimentos de segurança e consequentemente êxito no que está ensinando.
Esta lei diz que as crianças sentem com profundidade. Deus estabeleceu que as crianças nessa idade, aprendem através de emoções e não através da mente. Os sentimentos são poderosos e formam a base para o desenvolvimento posterior da personalidade.
A lei da sensibilidade diz que a criança se identifica emocionalmente com as personagens de qualquer história. Por esta razão devemos contar histórias que produzem o efeito desejado. Devemos escolher histórias dentro de sua esfera de experiência, histórias familiares. Ex: Natureza (Criação), Família (de Noé). Histórias bíblicas sobre Jesus, seu amor, seu poder. Os detalhes não são tão importantes quanto o clima emotivo que produzem.

3. A Lei da Simplicidade
A criança não pode esconder o que sente. A criança enfadada, apática, nervosa, feliz, prestando atenção, entusiasmada, sempre demonstra o que sente. Use este termômetro e procure acertar no ensino.
O pequenino crê no que lhe contamos. Portanto o ensino deve ser bíblico e simples pra que a criança entenda bem.
Nessa idade, a criança pode se concentrar em um detalhe de cada vez. Logo, ensine uma verdade, uma história simples, uma atividade em cada aula. Ex: A Criação: ensine um elemento de cada vez – sol, lua, noite, dia, flores etc.
A criança tem um vocabulário curto. Uma criança de 2 anos sabe 200 palavras, a de 4 anos duplica este número. Assim, para ensiná-las devemos usar vocabulário simples para que entendam.
A criança não pode reproduzir a história contada, mas entende o ensino se for um de cada vez. Ela assimila e entende muito mais do que pode reproduzir.
A criança nesta idade é regida por uma memória curta. Por isso é vital repetir e repetir até que o importante fique gravado. Pode-se repetir de várias maneiras.

4. Lei da Aceitação
A criança é naturalmente egoísta. Isto é auto-proteção. Ela precisa sentir que tem um lugar especial e que é aceita na família, no grupo. Aos poucos aprende a repartir se for ensinada.
Ela procura ser simpática. Necessita de aprovação dos adultos por isso gosta de ajudar.
A criança procura copiar e imitar tudo o que fazemos. Esta é uma maneira excelente de ensino. Ensinamos através de nossas ações, atitudes, reações e palavras. Nós somos o caderno de exercícios de nossas crianças. Elas aprenderão mais pelo nosso exemplo do que pelo discurso. Ex: ensinamos que devemos amar e cuidar da natureza que Deus criou. Mas quando a criança não vê o amor dos pais por Deus e pela natureza o ensino não se concretiza.
A criança é emocionalmente marcada por nossas broncas. Por isso devemos deixar bem claro que o nosso amor por ela não muda apesar de não gostarmos da atitude dela. Desta forma ela entenderá o amor de Deus por ela. Deus nos ama e por isso nos corrige.

5. A lei da Busca de Deus
O pequenino necessita encontrar Deus. É um instinto, inato, que se manifesta na tenra idade. O Espírito Santo não tem limite de idade.
Já que é um instinto, desde o seu nascimento, quanto mais cedo satisfizermos esta necessidade, melhor. Por isso devemos aproveitar para ensinar na tenra idade.
Teremos um ouvinte interessado em tudo que satisfaça este instinto nato. As crianças não escondem o que sentem e podem querer Jesus muito cedo. Portanto devemos dar a elas muito amor, objetos que possam ver, tocar, cheirar, ouvir e sentir. Brinquedos, lições bíblicas, plantas, animais, pássaros, jogos, figuras, comidas, sementes para plantar e observar o crescimento e desenvolvimento etc.

Alguns conceitos que devemos transmitir nesta idade

1. Deus é Criador;
2. Deus criou as pessoas;
3. Deus sempre está conosco;
4. Não podemos ver Deus;
5. Deus nos conhece pelo nome;
6. É gostoso falar com Deus;
7. Deus é bom;
8. Jesus é Filho de Deus;
9. Jesus nasceu como bebê, cresceu e se tornou homem;
10. Deus cuida de nós.

Entretenimento para crianças

Há 3 níveis de entretenimento: Físico, Emocional, Espiritual.
As formas de entretenimento mais marcantes são as que tocam as Emoções e o Espírito.
No primeiro nível, o prazer é físico, toca nossos sentidos: paladar, audição, tato, visão, gustação.
No segundo nível, o prazer toca as emoções: alegria, euforia, tensão, realização etc.
No terceiro nível, que é o produto perfeito, é o que toca o físico, o emocional e o espiritual. Quanto mais níveis forem contidos na atividade, tanto mais esta poderá ser usada por Deus para impactar e transformar a vida da criança.
É necessário um equilíbrio entre o entretenimento individual e o interagir no relacionamento.
O ideal para um entretenimento saudável é um mesclar do físico, emocional e espiritual.

Criatividade

A criatividade combate a superficialidade e a mediocridade. A arte é o meio de ativar as partes não-verbais e emocionais do córtex cerebral. Quando você cria arte, usa partes do cérebro interessadas em formas, cores e texturas. Diante disso, dar tudo pronto para a criança é matar sua criatividade. É o processo criativo que desenvolve física, emocional e espiritualmente. Portanto faça com a criança pequena trabalhos com:
– Massinha;
– Colagem;
– Pintura;
– Caixa para guardar boas lembranças: fotos, desenhos etc;
– Monte oficinas: pintura, música, artes, criação de Deus, argila;
– Água para brincar com algum brinquedo: boneca, carrinho, barco;
– Colagem com pipoca, sementes, plantas;
– Livros;
– Lousa e giz;
– Conte histórias com brinquedos;
– Faça atividades ao ar livre;
– Use base espetável para figuras, com isopor ou caixa de areia;
– Faça uma televisão com caixa para figuras;
– Varal de roupas com pregador para versículos ou figuras;
– Caixa surpresa para usar durante a aula com material de ensino;
– Pintura a dedo, lápis cera, e tudo que sua criatividade mandar;
– Sucata;

Dicas para o ensino:

1. O fator mais importante para essa idade é o educador.
2. Siga a mesma sequência. Dá segurança às crianças:
– Brinquedos;
– Cânticos;
– História Bíblica;
– Versículo;
– Oração;
– Lanche;
– Trabalho Manual;
3. Ofereça um espaço com brinquedos educativos.
4. Escolha somente 1 ensino por aula. Ex: obedecer.
5. Traga sempre à prática, citando exemplos do dia-a-dia.
6. Inicie o preparo da aula no começo da semana. Esta idade exige diversificação na apresentação da lição. Não deixe para a última hora.
7. Cada período da aula deve acontecer num espaço diferente dentro da própria sala.
8. Crie centros de interesse.
9. Coloque música suave, de preferência cânticos de louvor, no período de brinquedos. Observe a atitude das crianças ao brincar.
10. Mostre sempre a Bíblia.
11. Use gestos, bata palmas, marche, fique sentada ou ajoelhada, bem à altura das crianças.
12. Use linguagem simples
13. A oração deve ser curta e simples.
14. Sempre agradeça a Deus pelo lanche.
15. Ideias: Caixa surpresa, dramatização, televisão feita de caixa de papelão, objetos, caixa de areia, algodão, giz, cera, massinha, cola, figuras grandes, bonecos, animais, flores, frutas, pintura a dedo, pintura de rosto, máscaras, brincadeira dirigida, pescaria, quebra-cabeça, instrumentos musicais, fantoche.
16. Atividade complementar:
– Explore os sentidos. Ex: olfato (diferentes odores como pó de café, perfume, água, sabonete).
– Fale sobre os meios de transporte, ou profissões (utilizando gravuras).
– Use bonecos de papel para vestir com roupas de papel.
– Teatro:  Noé, com todos construindo a arca, chamando animais (cocó, auau, miau…), sentado, triste (ninguém queria obedecer a Deus), levantando para ouvir a voz de Deus, ajoelhado para agradecer a Deus. Dê um cone de papel, imitando Noé falando de Deus para as pessoas.
– Sol/Chuva: criança deve pular para o lado certo conforme o professor falar a palavra.
17. Para a aula, use: caixa grande (túnel), móbile, caixa de música, toca-fitas, blocos, figuras grandes coloridas, chocalho, espelho, brinquedos para empurrar e puxar, aquário rolante.
18. Para ensinar versículo, use somente pensamento bíblico.
19. Sugestão para cânticos: “3 Palavrinhas Só”, “Se eu Fosse um Elefante”, “Deus é Bom pra Mim”, “Se Conversarmos com Jesus”, “Eu Tenho um Bom Amigo”, “Eu e a Minha Casa”, “Por Dentro, Fora”, “Jesus é o Amigo Melhor”, “Quem fez as Lindas Flores?”, “Passarinho, Como Vai?”, “Pequenino Sou, mas Ando com Deus” etc.

Características Gerais das Crianças de 1 e 2 anos

1. A criança está experimentando seu corpo e seus limites, por isso corre, salta de forma desequilibrada.
2. Fica encabulada na presença de estranhos.
3. Coopera quando a vestem.
4. Brinca e conversa sozinha.
5. Emite som para se divertir.
6. Gosta de andar de carro, de bater palmas, de música.
7. Obedece ordens simples.
8. Gosta de livros com figuras.
9. Conhece o mundo através dos órgãos dos sentidos, especialmente a boca.
10. Gosta de brinquedos coloridos de cubos, de jogos de encaixe.
11. Aprende por imitação e por repetição.
12. Gosta de repetição. Deve-se contar a mesma história muitas vezes de formas diferentes.
13. Tempo de atenção: 3 minutos.

Como deve ser a Sala de Aula para Crianças de 1 e 2 anos

1. Bem arejada, cores claras, com piso, cortinas, tapetes e brinquedos sempre limpos.
2. Cada período da aula deve acontecer num espaço diferente dentro da própria sala. Portanto, divida a sala com espaços para atividades diversas. Coloque num canto um tapete e um baú com brinquedos próprios para a idade. Neste local as crianças podem brincar enquanto as outras crianças chegam para o início da aula e também em momento próprio podem cantar sentadas em almofadas com o professor que estará pronto para ensinar as músicas e mostrar as figuras dos cânticos e fazer gestos com elas.
3. Também pode levar instrumentos de bandinha para animar o louvor e deixar que as crianças tomem gosto pela música.
4. No outro canto da sala, ponha mesinha com cadeiras próprias para a idade das crianças. Aí elas tomarão lanche, sentadas nas cadeirinhas para evitar derrubar algo na roupa ou no chão e também para ensinar a ter disciplina na hora da refeição. Coloque um guardanapo aberto na mesa para o lanche e um copo plástico para o suco ou água. Tenha sempre em sala, um rodo com pano para eventuais acontecimentos.
5. Nas mesinhas também farão trabalhos manuais. No outro canto da sala escolha dois brinquedos para colocar. Como exemplo: escorregador pequeno de plástico, piscina pequena de bolinha, cavalinho de madeira ou plástico, túnel de tecido, rolo de tecido, bola grande de plástico ou tecido. O professor pode escolher e colocar somente dois por aula, assim fazendo uma surpresa pras crianças. Elas podem brincar no início da aula, enquanto outras crianças ainda estão chegando e no final para esperar os pais.
6. Enfeite uma parede com o tema da unidade ou aula, na outra parede tenha uma lousa pra criança rabiscar, desenhar com giz ou fixar figuras.
7. Tenha na sala de aula um espaço para colocar um varal pras crianças pendurarem seus trabalhinhos enquanto seca e enquanto seus pais não chegam para buscá-las. Também você pode colocar o versículo do dia ou figuras sobre o tema da aula.
8. Faça um porta-livros de madeira, tamanho próprio para a idade, com livrinhos sobre natureza e outros assuntos interessantes, para que a criança veja as figuras em sala de aula. Os livros precisam ser de plástico, de tecido ou de figuras forradas com contact.
9. Tenha uma pequena estante ou armário aberto com brinquedos como: quebra-cabeça (2 peças), peças para empilhar ou caixas, jogos de encaixe, jogos para montar.
10. Coloque uma estante na parede, lugar alto, em que somente adultos mexam, para deixar o material do professor. Fixe cabides, na estante, para que os pais possam pendurar alguma sacola das crianças, ou blusas e casacos.
11. Na hora da história bíblica, coloque as crianças sentadas em meia lua nas cadeirinhas e sente-se também na altura delas. Para contar a história você pode variar sempre: colocando as figuras ou objetos no bolso grande do avental, retirando figuras ou objetos de dentro de uma caixa surpresa que você abre somente na hora para criar suspense, também pode usar um imãtógrafo, ou flanelógrafo pequeno de mão, deixando no final da história que as crianças coloquem as figuras ou ainda usar bonecos, brinquedos, fantoches, caixa com areia para fixar varetas com figura, ou caixa de isopor para fixar as figuras O importante é sempre variar o método e usar uma linguagem simples para que a criança entenda.
12. Os versículos ensinados serão pensamentos bíblicos que deverão ser repetidos em algumas aulas para fixação, assim como histórias e cânticos. A criança nesta fase aprende através da repetição e visualização.

Características do professor do maternal

  • Os professores precisam ser bem treinados, porque terão o privilégio de preparar o coração da criança para o conhecimento e encontro com Deus.
  • O professor deve ser alegre, paciente, calmo, firme, atencioso, amoroso, linguajar simples, tom de voz suave, apresentar boa saúde física, mental e espiritual, deve ser organizado, estudioso, criativo, ter simpatia e habilidade para lidar com os pais, gostar de brincar e conversar com a criança, gostar de visitar o aluno para conhecê-lo melhor e saber orientá-lo, deve se preparar para a aula com antecedência, orar por seus alunos, buscar novos métodos atrativos, conhecer as características da idade que ensina e avaliar seu trabalho para melhoria.

Fonte: http://ensinoinfantilnumclique.com.br/ensino-biblico-para-o-maternal/

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